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A importância do Webmarketing

Para muitos gestores ter um domínio na net não significa muito mais do que a possibilidade de ostentarem o “www” nos cartões de visita e no papel de carta. 

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É comum vermos, por exemplo, no Verão sites com menções referentes ao Natal passado, ou sites cuja última actualização ocorreu há três anos.

Para assegurar uma audiência constante, um dos requisitos básicos é actualizar frequentemente os conteúdos, pois, se um visitante associa um determinado site a um “slide”, ou seja, a algo cujo conteúdo permanece imutável “ad eternum”, certamente que não se sentirá estimulado a visitá-lo de novo, pois seria como ler pela enésima vez um jornal antigo.

Perde-se aqui uma oportunidade soberana de relacionamento. Logo, de captação ou fidelização de clientes. Logo, de negócio.

Por outro lado, ter um website dinâmico, pleno de conteúdos, com actualizações sistemáticas e com ferramentas interactivas, por si só, não chega. Podemos ter o melhor site do mundo mas se não o dermos a conhecer, de nada nos serve. É como termos uma jóia muito valiosa encerrada por anos a fio no fundo dum cofre. É uma coisa valiosa porque alguém o diz. Mas na prática, a utilidade que retiramos dela é ZERO.

Grande parte das empresas, sejam pequenas ou grandes, encaram os seus websites como um fim em si mesmo. Salvo melhor opinião, os websites não são um FIM, mas sim um MEIO.

Para quê?

Entre outros para se distanciarem dos seus concorrentes!

Depois de construído o site, não basta inscrevê-lo em meia dúzia de motores de busca. Há algo mais a fazer.

Há que dotá-lo de “encontrabilidade” (“findability”), através da optimização nos motores de busca.

O serviço de optimização de sites em motores de busca é um trabalho de minúcia, continuidade e estudo permanente, visto que os algoritmos que norteiam a actividade dos crawlers (ou spiders) estão em constante actualização.

Conciliando as técnicas do Marketing com as do Web-design podemos obter resultados muito satisfatórios nos nossos negócios pois, recorrendo a certos procedimentos, poderemos obter mais notoriedade para o nosso site, logo, para o nosso negócio.

A segmentação dos mercados é um processo crucial para definir o nosso alvo mais rentável, e a Internet proporciona-nos meios únicos para identificarmos e interagirmos com os nichos de mercado.

Os gestores estão cada vez mais a perceber que as empresas vencedoras escolhem segmentos e tornam-nos centrais para a sua estratégia e operações

As vantagens de interagirmos com os nossos nichos são óbvias:

  1. Os nossos produtos/serviços/marcas podem ser cada vez mais personalizados, de acordo com as preferências manifestadas directamente pelos nossos clientes;
  2. O relacionamento directo com os nossos clientes reduz o papel dos intermediários, favorecendo a nossa rentabilidade;
  3. Ferramentas como as extranets possibilitam uma série de funcionalidades que anteriormente só podiam ser desempenhadas por colaboradores (e apenas durante o seu horário de trabalho), o que conduzia a maiores custos e menor eficiência.
  4. Para inúmeras situações de consumo ou tipos de cliente, factores como “conveniência” ou “qualidade da informação”, são mais valorizados do que o “preço”.

Nunca houve tanta precisão na análise do retorno do investimento em publicidade, como no canal Internet. Precisão milimétrica — não intuitiva — e ainda por cima em tempo real.

E flexibilidade.

Em poucos minutos podemos lançar ou aperfeiçoar uma campanha. Surgiu uma nova oportunidade? Do it! O nosso concorrente fez isso? Do it! O nosso cliente fez aquilo? Do it!

Finalmente, será necessário controlar o desempenho do nosso site ou das nossas campanhas. O nosso Serviço de Webmarketing inclui métodos de controlo e avaliação do desempenho através do uso de ferramentas de estatísticas de comportamento e notoriedade do site (“Web analytics”). Com base nos dados recolhidos compete-nos ajudar os gestores a interpretar os seus indicadores mais importantes.

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