Ajudar as organizações a subir na Web
Menu









           

Canonicalização em SEO

Neologismo usado em SEO relativo ao estado ou processo de redirecionamento de várias páginas Web com o mesmo conteúdo para só uma página: a página canónica, mais usual, mais neutra ou original.
O processo de canonicalização é extremamente importante em SEO, pois soluciona situações de impasse nos motores de busca quando se defrontam com páginas com conteúdo duplicado. Nestes casos os motores de busca podem ser instruídos de que, apesar de estarem perante várias páginas com o mesmo conteúdo (ou similar), não estão perante uma situação de plágio, pois é o próprio webmaster a dizer-lhes que sabe que tem várias versões do mesmo conteúdo em páginas diferentes, e que aquela que ele considera a original (a página canónica) é a que ele indica através do chamado "link canónico".


Página canónica
 

 

Com a utilização do link canónico (ou elemento canónico ou URL canónica) esse impasse nos motores de busca não se verifica, pelo que a página fica otimizada neste aspeto particular de conteúdo duplicado.

Os webmasters são confrontados com situações que os transcendem de páginas com conteúdo duplicado, originadas pelos sistemas, por exemplo:

 

  • http://www.omeusite.com/
  • http://www.omeusite.com/index.html
  • http://omeusite.com/
  • http://omeusite.com/index.html

Para resolver estes problemas de otimização onpage podemos usar:

Métodos de redirecionamento

  • 301 - movido permanentemente
  • 302 - movido provisoriamente

 

Link canónico

É colocado em HTML na secção Head da página através desta meta tag:

<link rel="canonical" href="http://www.pagina-original.com/contacto.html" />


Esta tag indica aos motores de busca que uma determinada página deve ser desconsiderada, pois a que está aqui indicada é a "canónica" e, portanto, deve receber todos os créditos.