Ajudar as organizações a subir na Web
Menu

Saber mais sobre o Workshop SEO

3º Digital Drink Porto

7º Digital Drink Lisboa










           

Densidade de Keywords

 

É a percentagem de vezes que uma palavra ou expressão é usada numa página web em relação ao total de palavras dessa página.
Apesar de os algoritmos dos motores de busca serem secretos, é sabido que a densidade de keywords foi perdendo importância ao longo do tempo, tendo passado a ser um fator penalizador quando a densidade é considerada excessiva.
A esse excesso chama-se «keyword stuffing», prática "black hat" que consiste em usar excessivamente keywords com o objetivo de manipular um motor de busca, tentando levá-lo a posicionar determinada página web no topo dos resultados de pesquisa.
Quem não viu já textos burlescos com repetições estranhas dos mesmos termos, sem que daí adviesse qualquer valor?

Densidade de Keywords

Qual é a percentagem ideal de densidade de keywords?

1%? 7%? 20%?
Há especialistas em SEO que consideram que o ideal seria entre 1% a 3%. Outros falam num máximo de 7%.
Do nosso ponto de vista, o que interessa é a qualidade do texto para os seus destinatários, que são pessoas e não motores de busca.
Um texto como o apresentado acima nunca poderia ser considerado de qualidade e é fácil deduzir que ele não teria qualquer relevância quer para um humano quer para um motor de busca. Aliás, poderia mesmo levar a uma penalização pelos motores de busca e, já agora, pelo público.